quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O VALOR DO VOTO

httpswww.google.com.brsearchq=o+pre%C3%A7o+do+voto&espv=2&biw=1242&bih=602&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjz5KPVorPPAhUEjJAKHWIpDsMQ_AUICSgE#imgrc=T-uhrFZsPwuGIM%3A


     O voto decide quem será o ou a presidente da associação de seu bairro, o voto decide quem será o vereador ou a vereadora de sua comunidade, o voto decide quem será o prefeito ou a prefeita de sua cidade, o voto decide quem será o deputado ou a deputada de sua região, o voto decide quem será o governador ou a governadora de seu estado, o voto decide quem será o ou a presidente de seu país.
     E mais, em casos de conflito e/ou grandes interesses, o voto também pode decidir se haverá guerra, quem será morto e quem viverá, ou seja, o voto tem um poder tão amplo que dificilmente o compreenderemos em sua totalidade. O que não significa dizer que isso é impossível.
     Naturalmente, que sempre haverá discórdia entre nós quanto ao entendimento acerca desse, como de qualquer outro assunto, mas, ouso dizer que seria bastante positivo que aceitássemos refletir pontos como esse, afinal, o voto interfere na vida de todos nós.
     É sabido que, como eleitores, nós temos “nossas” razões que explicam e defendem nosso voto, e sempre que tal posição vai na contramão da lógica política, invariavelmente, os políticos são os maiores irresponsáveis, afinal, os exemplos que sobram em nossa história, senão todos, a imensa maioria, aponta(m) para políticos aproveitadores.
     É comum a exibição de humildade, diga-se, “normalmente”, falsa, de políticos durante as campanhas, pois em tais circunstâncias, esses são competentes atores, e se uma vez eleitos faltar-lhes competência política, não lhes faltarão instrumentos, “todos” discutíveis, em defesa de sua nova posição.
     O eleitor é o grande juiz da política, é ele quem decide quem ganhará, em sua sabedoria humilde ou imponente. É lamentável que o político, historicamente, tenha lhe dado as costas, destruindo sua fé e sua esperança.








Nenhum comentário:

Postar um comentário