domingo, 18 de março de 2018

ESPINHOS DO CAPITALISMO

https://www.google.com.br/search?biw=1366&bih=637&tbm=isch&sa=1&ei=dwSvWumwIoWbwgTqipW4Dw&q=demagogia&oq=demagogia&gs_l=psy-ab.3.0.0l5j0i30k1j0i5i30k1j0i30k1l3.1617.4732.0.6192.19.13.0.0.0.0.297.1640.0j6j3.10.0....0...1c.1.64.psy-ab..9.9.1638.0..0i67k1j0i10k1.161.l8j17dbDUCU#imgrc=QOjpjBpodujE5M:




O capitalismo, mesmo que aos poucos, conseguiu convencer à imensa maioria das pessoas, mundo a fora, de sua "razoabilidade", ou seja, trabalhe mais e ganhe mais, se esforce mais e faça jus a merecer mais etc.
O lado perverso do capitalismo, se bem analisado, podemos concluir que não está, necessariamente, nem tampouco, intrinsecamente, nele, mas em quem o opera. Situação semelhante, podemos constatar com os diversos usos que fazemos de um avião, por exemplo. Ou seja, se por um lado o avião é usado para socorrer pessoas, por outro lado é usado para jogar bombas sobre pessoas. E será que alguém pode dizer que o problema está no avião?
Talvez possamos concluir que são as políticas implementadas pelas pessoas que fazem todo bem assim como todos os males à humanidade. O porquê disso, certamente, que exige mais análises, mais reflexões e mais discussões de quem pretenda "sentenciar". Naturalmente que uma observação, mesmo superficial, já aponta possibilidades de conclusões acerca de tais acontecimentos.
Não precisamos de muito esforço para perceber que a história está repleta de exemplos que, na maioria das vezes, não queremos vê-los em nós, mas que, fomos e somos nós que lhes demos e damos vida. Não é raro encontrarmos pessoas insatisfeitas com suas vidas colocando a culpa em alguém, família, patrão, governos e até em Deus.
Há pessoas que lutam por salários melhores e mais justos, que não raro se desdobram em artimanha para fugir a seus deveres, aderindo facilmente a um discurso de eterna vítima.
O capitalismo não conseguiu ensinar como garantirmos o sucesso econômico da mesma forma que conseguiu com que aderíssemos a ele. Talvez por isso, tenha inspirado algumas falsas revoltas, bandeiras contra os capitalistas.
Contra ou a favor do capitalismo, buscamos, cada um a seu jeito, "merecer" o melhor salário mais todas as vantagens imagináveis sem, necessariamente, assumirmos a responsabilidade de afastar os espinhos do caminho.

3 comentários:

  1. Realmente,a "grosso modo", o capitalismo e cruel.Ele te dar a falsa ideia de justiça -quem trabalha mais ganha mais- e não te dar condições igualitárias de luta. Isso sem entrar na questão da "mais-valia" de Marx,que concentra poder e lucro nas mãos dos empregadores.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Capitalismo além de Modelo Econômico se tornou um modo de vida, que se conjuga com a individualidade do Homem. "Cada um por si e Deus contra todos!"

      Excluir